LISTA | 5 livros escritos por mulheres que você precisa ler

LISTA | 5 livros escritos por mulheres que você precisa ler

No mês passado fizemos uma lista sobre as 10 capas mais bonitas da nossa estante. Dessa vez, no projeto Próximo Capítulo do Nerdisse em colaboração com blogs e site literários trouxemos os 5 livros escritos por mulheres que você precisa ler. Aproveitamos para ressaltar que esse post você confere nos nossos parceiros, a lista completa estará no final desse artigo.

Além de ser sobre o nosso projeto, também tem um outro muito importante a qual dedicamos toda essa lista e todas as nossas palavras nesse artigo: Girl Power – Histórias de Garotas Destemidas. Uma antologia de histórias inspiradoras, feministas para o público infantil. Toda a arrecadação será entregue a uma instituição de apoio a infância e ao combate do abuso infantil. Agora, vamos a nossa lista de sexta:

1 – Extraordinário, R. J. Palacio 

Raquel Jaramillo Palacio sofreu o mesmo que J. K. Rowling, por conta da rejeição que muitas autoras sofrem escolheu colocar seu nome em siglas para aumentar as vendas. Extraordinário conta a história de Auggie Pullman, um garotinho que nasceu com uma deformidade facial. Depois de passar 10 anos estudando em casa, começará a frequentar uma escola regular pela primeira vez junto com outras crianças. O resultado são ensinamentos sobre gentileza, amizade e um reflexão sobre como tratamos o outro na nossa sociedade.

 

2 – Outros jeitos de usar a boca, Rupi Kaur

Com um livro de poesia hiper feminista e de autoconhecimento, a autora indiana Rupi Kaur se tornou um dos maiores fenômenos da literatura contemporânea nos Estados Unidos. Dividido em quatro partes, todos os poemas retratam experiências de amor e a descoberta do amor próprio, perda da feminilidade e abuso. Tudo com ilustrações e palavras fortes que vão fazer você rever os seus conceitos e olhar para dentro de si.

3 – Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Suzanne é escritora e roteirista, identificou em nossa sociedade falhas que deram margem a história incrível de Jogos Vorazes. O livro conta a história de Katniss, uma garota que vive em um país distópico chamado Panem onde todos os anos dois jovens de cada um dos 12 distritos são escolhidos para os Jogos Vorazes. Onde devem lutar até a morte para sobreviver. Assim como a autora, a personagem principal é forte e capaz de começar uma revolução.

4 – Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda é uma escritora nigeriana que conseguiu reunir em uma história de amor, temas que vão muito além do romance. A história se passa nos anos 90 em Lagos, Nigéria e fala sobre gênero, identidade e raça. Um livro incrível que marcou a luta pelos direitos das mulheres e da comunidade negra. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da literatura africana.

5 – Kindred – Laços de Sangue, Octavia E. Butler

Octavia Estelle Butler era uma escritora afro-americana responsável por inserir o racismo e o preconceito em suas histórias de ficção científica, a mais famosa delas é Kindred. A história conta sobre Dana, que em seu aniversário viaja no tempo de volta a uma Maryland, pré-Guerra Civil, no século XIX, onde era perigoso ser uma mulher negra. Entre passado e presente, o livro diz muito sobre amor, escravidão, dilemas raciais e ódio.

Essas foram as nossas indicações, você pode acompanhar postagens semelhantes a essa nos sites/blogs abaixo. Se já leu algum desses ou quer ler sinta-se livre para comentar e compartilhar com seus amigos.

 

Um Comentário

  1. Muito bom! Inclusive, temos Jogos Vorazes em comum nas nossas listas! 💗 https://capitulo1web.wordpress.com/2018/03/23/proximo-capitulo5-livros-com-personagens-femininas/
    E obrigada por divulgar o Girl Power! Bjs

Comente, queremos saber sua opinião