PROCON-SP AFIRMA QUE APPLE DEVERÁ FORNECER CARREGADORES A USUÁRIOS

Após polêmica, nova linha de smartphones da Apple deverá incluir carregadores de graça para usuários.

iPhone 12 Pro de 128 GB – Azul-Pacífico - Apple (BR)
iPhone 12 Pro: reprodução

Em 13 de outubro, a empresa da maçã mordida revelou em uma transmissão ao vivo as especificações, designer e conteúdo do seu mais novo carro-chefe. O iPhone 12 surgiu com um design “vintage”(releitura do antigo iPhone 4 lançado em 2010), com diversos recursos interessantes e um novo layout. Apesar das inovações o aparelho recebeu diversas críticas pela remoção de um acessório extremamente necessário para o seu funcionamento, o carregador.

Rumor: "iPhones 12" serão lançados na semana do dia 12 de outubro –  MacMagazine.com.br
Da esquerda para a direita – iPhone 12 Mini, iPhone 12iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max .Reprodução: Apple

POLÊMICA ENVOLVENDO O CARREGADOR

Junto com o aparelho, a Apple anunciou que os modelos da linha 12 não contariam mais com carregadores dentro da caixa por questões ecológicas, estimulando os usuários a usar carregadores antigos. Esse argumento seria válido se o padrão do cabo USB fornecido pela empresa fosse o mesmo para os modelos anteriores, atualizados para o padrão type-c, impedindo o usuário com carregadores antigos usarem em seus novos Smartphones.

Comprar carregador USB-C de 20W - Apple (BR)
Carregador atual com padrão Type C
Carregador Apple USB MF032BZ/A 5W Branco - Carregador Apple USB MF032BZ/A  5W Branco - Bemol APPLE | Bemol
Carregador da linha 11, com padrão Type A

Apesar de alguns especialistas afirmarem que os dispositivos podem ser carregados em qualquer tomada “tipo C” disponíveis em alguns aparelhos de Tvs, Notebooks e computadores, muitos usuários Apple afirmam que seus carregadores antigos serão inutilizados com essa atualização, e nem todos apresentam uma tomada Type C ( padrão novo na Apple) disponível em casa, é fundamental que o aparelho atenda a todos os usuários, nem todos os usuários terão tomada Type C em seus aparelhos.

Apple iPhone 12 first look: Size comparisons, new design, Night Mode -  Business Insider
Comparação entre as embalagens do iPhone 12 e 11. Imagen businessinsider.com

O principal motivo da remoção dos carregadores das embalagens não é a ecologia, e sim logística. A redução da embalagem permitiu levar o dobro de Smartphones com o mesmo volume de uma caixa convencional dos modelos anteriores que disponibilizavam carregadores. Consequentemente é muito mais lucrativo transportar 2 iPhones do que um iPhone com um carregador.

iPhone 12 Pro unboxed: Big things, small packages and how to pick the best  iPhone for you - The Financial Express
Não é por ecologia, Iphone ainda conta com papéis e adesivos desnecessários.imagens: Financial Express

EMBATE COM O PROCON-SP

Tal pratica vem sido vista como venda casada por alguns juristas ao forçar alguns usuários a adquirir um carregador a parte. A empresa foi notificada pelo PROCON-SP e justificou com a seguinte afirmação:”como já existem muitos desses dispositivos no mundo, em geral, os novos carrgadores não são utilizados, e a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico”. O Procon-SP não ficou satisfeito com a resposta e considera que o acessório é fundamental para o funcionamento do aparelho, uma vez que nem todos os usuários terão em mãos um adaptador ou uma tomada do padrão exigido.

Em resposta a revista Época Negócios, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez afirmou “É incoerente fazer a venda do aparelho sem carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”. Entretanto, é necessário lembrar que tal decisão vale apenas para o estado de São Paulo.

O iPhone 12 Mini (Básico)64GB tem o preço inicial de R$6.999.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One thought on “PROCON-SP AFIRMA QUE APPLE DEVERÁ FORNECER CARREGADORES A USUÁRIOS”