Após polêmica, nova linha de smartphones da Apple deverá incluir carregadores de graça para usuários.
Em 13 de outubro, a empresa da maçã mordida revelou em uma transmissão ao vivo as especificações, designer e conteúdo do seu mais novo carro-chefe. O iPhone 12 surgiu com um design “vintage”(releitura do antigo iPhone 4 lançado em 2010), com diversos recursos interessantes e um novo layout. Apesar das inovações o aparelho recebeu diversas críticas pela remoção de um acessório extremamente necessário para o seu funcionamento, o carregador.

POLÊMICA ENVOLVENDO O CARREGADOR
Junto com o aparelho, a Apple anunciou que os modelos da linha 12 não contariam mais com carregadores dentro da caixa por questões ecológicas, estimulando os usuários a usar carregadores antigos. Esse argumento seria válido se o padrão do cabo USB fornecido pela empresa fosse o mesmo para os modelos anteriores, atualizados para o padrão type-c, impedindo o usuário com carregadores antigos usarem em seus novos Smartphones.

Apesar de alguns especialistas afirmarem que os dispositivos podem ser carregados em qualquer tomada “tipo C” disponíveis em alguns aparelhos de Tvs, Notebooks e computadores, muitos usuários Apple afirmam que seus carregadores antigos serão inutilizados com essa atualização, e nem todos apresentam uma tomada Type C ( padrão novo na Apple) disponível em casa, é fundamental que o aparelho atenda a todos os usuários, nem todos os usuários terão tomada Type C em seus aparelhos.
O principal motivo da remoção dos carregadores das embalagens não é a ecologia, e sim logística. A redução da embalagem permitiu levar o dobro de Smartphones com o mesmo volume de uma caixa convencional dos modelos anteriores que disponibilizavam carregadores. Consequentemente é muito mais lucrativo transportar 2 iPhones do que um iPhone com um carregador.

EMBATE COM O PROCON-SP
Tal pratica vem sido vista como venda casada por alguns juristas ao forçar alguns usuários a adquirir um carregador a parte. A empresa foi notificada pelo PROCON-SP e justificou com a seguinte afirmação:”como já existem muitos desses dispositivos no mundo, em geral, os novos carrgadores não são utilizados, e a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico”. O Procon-SP não ficou satisfeito com a resposta e considera que o acessório é fundamental para o funcionamento do aparelho, uma vez que nem todos os usuários terão em mãos um adaptador ou uma tomada do padrão exigido.
Em resposta a revista Época Negócios, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez afirmou “É incoerente fazer a venda do aparelho sem carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”. Entretanto, é necessário lembrar que tal decisão vale apenas para o estado de São Paulo.
O iPhone 12 Mini (Básico)64GB tem o preço inicial de R$6.999.
Um pensamento em “PROCON-SP AFIRMA QUE APPLE DEVERÁ FORNECER CARREGADORES A USUÁRIOS”
absurdo